Evento

Folia popular para o trabalhador

Sem desfilar desde 2010, banda Empolgação retoma atividades com desfile neste 1º de maio

Samba e clima de Carnaval foram os presentes que a Empolgação ofereceu ao trabalhador na tarde deste domingo (1º). A homenagem ao 1º de maio também marcou o retorno da banda aos desfiles de rua, depois de dois anos. A festa começou pouco antes das 15h bem na junção das avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira com Bento Gonçalves e reuniu cerca de dois mil foliões, de acordo com a diretoria. O evento deve ir até as 22h.

Tradicionalmente a Empolgação abre os desfiles de rua de Pelotas, o que não acontece desde 2019 por causa da pandemia. "Esse desfile referente ao 1º de maio vai se tornar uma data fixa no calendário da Empolgação, além da abertura do Carnaval", garantiu o presidente da entidade, Marcos Ferreira.

Feliz por ter conseguido colocar novamente a banda na rua com cerca de 100 ritmistas e sete intérpretes, Marquinhos, como é mais conhecido, disse que público que acompanha a banda se entusiasmou com o evento e procurou as camisetas e pulseiras para ingressar na folia. "A repercussão do desfile foi muito grande", comentou.

Apesar de ser ao ar livre o desfile contou com o apoio da prefeitura que fechou um trecho da avenida Juscelino, sentido Big-Bento Freitas, até esquina com a rua General Neto. Dessa forma os foliões puderam festejar com tranquilidade. Após as 19h, o tráfego de veículos fica interrompido somente na avenida Juscelino entre Neto e Cassiano.

Saudade da folia

Antes das 13h30min os foliões começaram a chegar com grande expectativa e saudade da folia. A atendente Raquel Jardim, 46, foi com os amigos o professor Fábio Mendonça, 56, e a secretária Deka Vaz, 53. Enquanto aguardavam o samba tomar conta da rua eles comentaram ao Diário Popular que o Carnaval no outono era estranho, mas que o amor pela festa supera a barreira do clima.

"Sempre acompanho a Empolgação e todos os blocos que posso", contou Raquel que tem em casa uma grande coleção de abadás para comprovar o gosto pelo evento. Inclusive a atendente desfilou com o bloco Folia Pelotense, no sábado. Nem mesmo o friozinho dos últimos dias desanimou a foliã. "Esse retorno está sendo ótimo", disse.

Fábio Mendonça, que é Musa da harmonia do Bafo da Onça, vê o clima mais frio como um desafio. Folião há 26 anos, Mendonça diz que o verão é, claro, a época mais propícia, mas como esse ano não foi possível, vale fazer a festa nesta época. A amiga Deka compartilha da mesma opinião: "Sempre acompanho tudo, eu amo Carnaval, mas no frio não é bom não, mas se tem, temos que aproveitar".


Titulados

Para a porta-estandarte da Empolgação, Jaciara Fonseca, 25, o desfile de deste domingo foi uma oportunidade de levar um pouco do clima carnavalesco para os bairros, o que pouco acontece durante a época de Carnaval, quando os desfiles ocorrem em uma passarela. "Fazer o desfile para os bairros traz de volta a raiz do Carnaval", fala.

Jaciara é porta-estandarte há 15 anos e conta com orgulho que curte carnavais há 24 anos, ou seja, desde o primeiro ano de vida. Por este motivo foi muito difícil passar os últimos anos sem pisar na passarela do samba. Até o início de 2020 a foliã tinha uma rotina de ensaios e preparos e foi um choque quando tudo foi suspenso. "Foi muito triste", falou.

Porém Jaciara viu neste período uma oportunidade que as entidades carnavalescas tiveram de reavaliar o trabalho que vinha sendo feito. "Podemos olhar para nós mesmos e pensar se o que estávamos fazendo era o correto", comentou.

A corte do Carnaval de Pelotas também compareceu no desfile da Empolgação, junto ao rei Momo, Márcio Luís Rosa, estavam a rainha, Kayane Medina, e segunda princesa, Bruna Rosa. "As entidades nunca pararam", comentou a rainha Kayane, ao lembrar que o trio tem tido muitas atividades desde o final do ano passado. Sobre a folia fora de época, Márcio Rosa diz que a adaptação foi bem-vinda. "É fantástico ver esse movimento todo de volta", falou.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas confirma 97 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas confirma 97 novos casos de Covid-19

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel Próximo

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel

Deixe seu comentário